sexta-feira, outubro 17, 2003

Via o joranal Record:

Os 19 jogadores que na terça-feira se encontravam na unidade hoteleira de Malmoe, visitada pela brigada de narcóticos da polícia sueca, submeteram-se ontem à noite a um controlo "antidoping", solicitado pelo próprio clube à Comissão Nacional de Anti-Dopagem (CNAD), com o objectivo de dissipar as dúvidas levantadas pela Imprensa sueca, segundo a qual, o Sporting teria actuado sob o efeito de substâncias proibidas. A recolha de sangue e urina decorreu pelas 22 horas nas instalações do novo Estádio José Alvalade e esteve a cargo de quatro médicos oficiais do CNAD: João Marques, Valério Rosa, Luís Levim e Renato Graça.

A hora tardia da recolha prende-se com o facto de esta ter de ser realizada num espaço de 24 horas após o final do encontro de Malmoe, para que não subsistam dúvidas em relação à existência de substâncias proibidas no organismo dos jogadores. Se a despistagem das substâncias se realizasse mais tarde, os acusadores poderiam alegar que a "droga" utilizada se dissipara no organismo.

O próprio CNAD colocou reservas à realização da recolha, mas confrontado com o bom nome do clube e do desporto nacional disponibilizou-se.

Inevitável

Gomes Pereira concorda que a medida foi exagerada, mas inevitável. "A medida que foi tomada hoje (n.r.d., ontem ) é exagerada atendendo à dimensão real da questão, mas ajustada, se considerarmos a dimensão irreal que este assunto tomou e a especulação criada à sua volta", começou por justificar o médico do Sporting. "Esta medida defende os interesses dos jogadores do Sporting e, em última análise do desporto nacional, porque nunca admitiremos que seja posta em causa a idoneidade profissional dos atletas e das nossas práticas clínicas", acrescentou Gomes Pereira.

O clínico leonino revelou ainda que "os jogadores não deram por nada" e que só quando foram chamados a comparecer nas instalações do Estádio José Alvalade, "tomaram conhecimento da dimensão que o assunto estava a tomar".

Gomes Pereira disponibilizou atletas para o controlo

Gomes Pereira manteve durante o dia de ontem o discurso da véspera, em Malmoe. "Fomos visitados por três elementos da brigada de narcóticos e, à sua chegada, disponibilizei todo os atletas para o controlo antidopagem. Os agentes disseram-me que não era esse o objectivo da visita e pediram-me algumas explicações", recordou o chefe do departamento médico, acrescentando: "Eles queriam saber para que tinham servido as seringas, porque tinham ali ficado e se não havia hipótese de ter sido auto-utilizada. As explicações foram dadas".

O médico leonino concorda que terá existido alguma falta de cuidado ao deixar as seringas num caixote de lixo, embora isso não tenha levantado qualquer problema junto das autoridades suecas. Gomes Pereira confirma que os agentes levaram consigo duas seringas que serão agora submetidas a análises, cujo resultado será conhecido dentro de duas semanas.

Para que serve a vitamina do complexo B

A substância ministrada a diversos jogadores do Sporting - e não apenas a Beto - foi a vitamina do complexo B, que, segundo Gomes Pereira, "tem efeitos terapêuticos que podem beneficiar os atletas". O produto pode ser ministrado por via oral ou injectável e é actualmente utilizado por variadíssimos clubes de futebol profissional
.

Sem comentários: