terça-feira, setembro 30, 2003

Porque será que desde que voltamos ao modelo de nomeações dos árbitros, o FCP voltou aos tempos que se julgavam passados?

Jorge Coroado, árbitro que nunca gostei, escreve no "O Jogo" via a sua patética ironia que o iliba da barra dos tribunais, que as nomeações estão neste momento a ser feitas em casas de prostituição. Deja vu?
O anti-jogo e a mesquinhez perderam ontem 1-0 em Alvalade.

O meu sector festejou em êxtase o golo anual do Tello.
Falar Mal do Mourinho

O José Mourinho precisa de descanso e tratamento no divã.

No final do V. Guimarães vs FCP, o nosso herói consegui dizer: «Parabéns ao árbitro. Não teve influência no resultado» e «O João Tomás disse-me que tinha feito falta sobre o Jorge Costa» (cito de memória).

Claro que toda a gente viu que o árbitro teve influência no resultado e o João Tomás veio desmentir José Mourinho logo a seguir.

Para além de não ver o que toda a gente vê, o nosso herói já está na fase de ouvir vozes.
Falar Mal do Sporting

(publicado no jaquinzinhos)

Ontem, tentei ir ver o Sporting-Gil Vicente. Escrevi tentei, porque não consegui. Cheguei tarde, 10 minutos depois da hora e sem bilhete. (desta vez não funcionaram as trocas de game boxes e a venda de bilhetes via internet não estava operacional, à boa maneira lusitana). Apenas queria um simples bilhete para o jogo, o que deveria ser fácil de conseguir. Enganei-me. 20 minutos depois do início do jogo, a fila para as bilheteiras continuava a arrastar-se por uma centena de metros e era composta por um milhar de adeptos revoltados. Ao lado, várias bilheteiras encerradas. Desisti, claro está. Eu e muitas centenas de pessoas. A maior parte chegavam à escadaria, viam a fila e voltavam para trás. Outras ainda iam uns minutos para a cauda da fila e depois desistiam. Algumas tentavam dar o muito português 'golpe' causando uma enorme confusão junto às bilheteiras. Enfim, a mais completa desorganização.

Mais do que os resultados e a forma ocasional da equipa, o amadorismo na gestão do meu Sporting, preocupa-me. O custo de um vendedor de bilhetes por meia dúzia de horas, será o equivalente a apenas dois bilhetes não vendidos. Ondem foram centenas (quase que diria milhares...) de desistentes e que NUNCA mais voltarão a Alvalade sem bilhete. A mensagem é esta: se numa qualquer tarde de Inverno lhe apetecer subitamente ver o Sporting, adira à Sport TV. A organização de venda de bilhetes no estádio é semelhante à de uma mercearia de bairro.

Já no Metro, com 25 minutos de jogo decorridos, pude ver que continuava a gigantesca fila para as bilheteiras, fila para entrar na porta 2 e fila para o parque de estacionamento. As minhas desculpas ao Neo, com quem tinha combinado um copo, e os meus parabéns ao Tello, que trabalhou mais do que os colegas e mereceu o golo da vitória.

segunda-feira, setembro 29, 2003

Ainda o jogo de hoje!

Hoje vieram-me as lágrimas aos olhos. Odeio equipas que vão a um estádio de futebol praticar anti-jogo por 90 minutos. Odeio treinadores mariquinhas que acham que só têm sucesso (não) "jogando" assim. Por isso, principalmente por isso, foi completamente merecida a derrota do Gil Vicente. Prémio por acreditar para o Sporting. Mesmo não jogando muito bem, mereceram ganhar. E com o golo, de sorte à mistura, apontado pelo, para mim, melhor homem em campo, Tello. Quanto ao árbitro, falta de classe, pura e simples!
SPORTING 1 - GIL VICENTE 0

Mais uma vitória bem à Sporting, a sofrer até ao último minuto!


Pormenor do Estádio



Uma das muitas jogadas de ataque do Sporting

domingo, setembro 28, 2003

Parabéns antecipados

O FC Porto faz 110 anos. Estranho. Há quantidade de prendas que tem recebido nos últimos tempos, pensei que já tivesse sido. De qualquer modo, os meus parabéns a um clube que, certamente, vale muito mais que a mentalidade de alguns dirigentes, jogadores ou adeptos.

quinta-feira, setembro 25, 2003

Hoje à noite

Alvalade XXI. Vazio é lindo, cheio é maravilhoso! A nossa casa! Para a melhor massa de adeptos do mundo...3 notas!

1º - apoiar sempre, todos os jogadores. Só assim eles podem melhorar;
2º - para quê insultar outros clubes, que não estão lá. Prefiro mil vezes gritar bem alto, Sportinggggggggggggg!
3º - todos somos poucos para apoiar o Sporting. Todos a Alvalade, sempre! Já na 2ª feira. Não deixemos os Martins dos Santos derrubar o nosso grande clube!

quarta-feira, setembro 24, 2003

Há muito tempo que não escrevo aqui. Afastai-me um pouco do futebol. Mas, voltei e hoje vou escrever em inglês porque ... o meu português já não é como era antes, e deve haver visitantes que sabem ler inglês.


There is only one thing that brings soccer fans to the same stadium. The love for the sport. This isn't a difficult concept to grasp, at all. However, people or perhaps I should say, soccer fans, make it seem as quite the opposite. It is very sad that we now see fans go to stadiums with the second purpose of insulting other fans. Perhaps I find this quite absurd because I don't generally see this occurring here in the States. There is always a form of mutual respect shown. It's mind-blowing for me indeed. Nevertheless, I think people refuse to understand that what makes a good team is not how many games they have won or how many trophies they have collected. Goals don't necessarily justify anything besides skill and luck. It is the way a team proceeds that initiates them. People no longer see this as a way of having quality. What is even more pathetic and quite sad, is the way coaches treat each other. Insults and distended egos have filled the air between coaches with anger and resentment. Then, there are team officials such as club presidents and members of the SAD that use the same form of insults. Rivalry between soccer fans continues to grow immensely. Now, the same is happening with club officials and it is visible to the public. Why is this becoming a trend?
You see this kind of behavior primarily with Benfica and FC Porto. It is not me being a Sporting fan that I don't mention Sporting, but you hear the least insults and ego inflation coming from the SCP team players as well as the club officials. You have Benfica continuously assuming they are the best, period! You have FC Porto assume they are the best because of their previous accomplishments. It's not to say that they aren't, however, there isn't any need to repeatedly announce it. They are opinions and not facts. Do people understand that? No. Cockiness is not flattering.

Ladies and gentlemen, we now have soccer players against soccer players, soccer fans against soccer fans, soccer club officials against soccer club officials all in, according to them, "good terms," showing us examples of what people shouldn't be like but are and practice being so.

There is a mutual love in every soccer fan, we all share one thing in common, the love for the sport. If people do not want to show respect for each other, at least show it for the sake of the sport. It's all a business that one day can turn corrupted.

segunda-feira, setembro 22, 2003

Curiosidades

Ainda sobre o jogo de Moreira de Cónegos:

Os roupeiros do Sporting estão com dificuldades em retirar as nódoas em forma de rodado da parte de trás da camisola de Anderson Polga;
Após verificar da elasticidade e resistência do equipamento de Silva, o Sporting encetou conversações para renovar o contrato com a empresa que os fornece para mais 10 anos!
GATUNOS DA BOLA

Desde a sua atribuição, logo no primeiro dia do Bola Verde, a António Costa, que este prémio não tinha voltado a ser entregue. É com todo o merecimento, que volta a ser atribuído, desta vez a Martins dos Santos.

GRANDE GATUNO!

domingo, setembro 21, 2003

Martins dos Santos 1 - SCP 0

Querem apostar que o artista vai estar todo sorridente a projectar o seu esplendor na relva no próximo fim de semana?

sábado, setembro 20, 2003

O homem do jogo

Uma primeira parte má, uma segunda parte boa. Tinha que ser alguém a resolver o jogo. Parabéns, Martins dos Santos!
Daqui a pouco

Antes de mais, as minhas apresentações. Chamo-me Nelson, sou sportinguista e fui convidado recentemente para participar no Bola Verde, o que agradeço, desde já!
Daqui a pouco o meu Sporting vai a Moreira de Cónegos tentar a 4ª vitória em 5 jogos para o campeonato. É nestes jogos que se ganham e se perdem campeonatos. Apesar de parecer que a nossa equipa ainda está em construção, parece-me que tem potencial para surpreender muito boa gente. Por isso, olhemos para o Moreirense como se fosse o Manchester United. Com respeito mas com vontade de o derrotar.

"Esforço, dedicação, devoção e glória...eis o Sporting"

quarta-feira, setembro 17, 2003

O FC Porto empatou com o Partizan.

Onde é que está o Mourinho a dizer: Não existe nenhuma equipa portuguesa capaz de jogar contra o Partizan assim.

domingo, setembro 14, 2003

ADEUS, CAMPEÃO


Vítor Damas 1947-2003

Repesco aqui uma pequena história que contei em Maio quando o Vítor Damas foi homenageado pelo Sporting:

Tinha cerca de 9 anos. A minha mãe à hora do costume, mandou-me para a cama. Tentei resistir, mas lá acabei por obedecer.

Passados uns minutos, levantei-me e liguei um pequeno transistor que tinha no quarto, para ouvir o relato. Já nem me lembro como acabou o jogo. Só que o Sporting fez um resultado idêntico ao da primeira mão dessa (meia-final?) da Taça das Taças, pelo que no conjunto Glasgow Rangers e Sporting ficaram com o mesmo número de golos.

Terminado o jogo, o árbitro mandou marcar pontapés da marca da grande penalidade, para desempatar. E nessa decerto memorável noite para quem assistiu ao jogo, o grande VÍTOR DAMAS defendeu três penalidades! A cada uma eu dava pulos de contentamento, tentando ao mesmo tempo fazer o mínimo de barulho (já devia ser cerca de meia noite!). Foi uma grande alegria.

O pior, viria na manhã seguinte: descobrir que momentos após o jogo, o árbitro alertado para a mudança das regras das competições europeias, que ele desconhecia, atribuiu a vitória ao clube escocês, por ter marcado maior número de golos fora!

quarta-feira, setembro 03, 2003

Parabéns ao FC Porto, jogou melhor, mereceu ganhar.
Posse de bola, boa circulação, pressão constante sobre o SCP que praticamente só com recurso a passes longos e contra-ataques conseguiu criar perigo.

Quem tem a frente de ataque no estaleiro, nos juniores ou ainda sob o efeito de Jet Lag, ou tem a posse de bola ou muito dificilmente vai conseguir um jogo com um "Killer Instinct" à Italiana.

Duas trapalhadas do Miguel Garcia em noite-não ofereceram dois golos ao FC Porto. Mais duas do Custódio outros dois.

O Rochemback marcou um golo impossível que pôs o SCP de novo em jogo, mas apenas por uns minutos, Alenitchev decidiu mostrar como se engana e simula um penalti.


Notas:

A RTP conseguiu reunir o mais faccioso grupo de jornalistas de que há memória, o Comentador-Adorador-Mor Fidalgo parecia um moderado ao lado do jornalista locutor.

O Rochemback é, para a RTP, um jogador faltoso, mas eu gostava de contabilizar as faltas que fez o Costinha que não mereceram um único reparo.

O petulante José Mourinho não compareceu na Flash Interview no final do jogo. Foi pena. Era uma oportunidade para observar a espécie daqueles que pensam que as vitórias nos concedem o direito de ter um discurso pedante.

Digamos que nestas coisas o José Mourinho tem os tiques dos Novos-Vencedores, semelhantes aos piores tiques dos Novos-Ricos.

Gosto das pessoas que encaram a vitória como algo natural, e que conseguem manter o mesmo tom nas vitórias e nas derrotas. Por isso não gosto de José Mourinho.

segunda-feira, setembro 01, 2003

Parolos e provincianos

São todos os que (ainda) comemoram vitórias morais!